'Ônibus do futuro' chinês leva 1.200 pessoas e trafega sobre os carros



Um ônibus suspenso que anda por cima dos carros. Já imaginou?

Uma equipe de pesquisadores chineses colocou a ideia no papel e defende que o projeto pode ser parte da solução para o trânsito terrível das grandes cidades.

Quando parado, o Land Airbus, como é chamado, não interrompe o trânsito, pois a parte inferior funciona como um túnel, “vazada”, em formato de arco – o que os inventores chamaram de design oco. O veículo ocupa duas pistas e permite que carros de até dois metros de altura passem por baixo.

Cada “vagão” comporta até 300 pessoas. Os passageiros entram no ônibus via elevador lateral e também são previstas estações fixas de parada. Movido por painéis solares e eletricidade, o veículo chega a 60 km/h. Há ainda um sistema que freia o veículo automaticamente em caso de emergência (se houver um acidente à frente, por exemplo).

O projeto é apresentado como “o futuro das cidades”. Você acha que a solução parece viável? Veja o vídeo do projeto e entenda melhor o funcionamento do ônibus:


Os criadores dizem que o ônibus suspenso pode diminuir em 30% o trânsito nas ruas e avenidas. Outra vantagem destacada é que a construção da estrutura para suportar esse tipo de transporte levaria três vezes menos tempo que a construção de metrôs, com custo 10% menor.

Com capacidade para transportar 1.200 pessoas, o protótipo tem como finalidade apresentar uma solução para os conhecidos problemas de engarrafamento no país.

"(O projeto) Tem as mesmas funções que um metrô, mas seu custo de construção é apenas um quinto do do metrô e pode ser concluído em um ano ano", disse o engenheiro-chefe do projeto, said Bai Zhiming.

O primeiro teste deve ocorrer até o fim do ano na cidade de Qinhuangdao, no norte da China.


Fontes:
http://super.abril.com.br/
http://tecnologia.uol.com.br/