Ponte e Túnel: Conheça a Ponte de Øresund


A Ponte do Oresund é a maior ponte rodoferroviária da Europa. Foi inaugurada em 2000 para possibilitar viagens sem escalas pelo Estreito de Oresund. Ela permite viajar da Suécia à Dinamarca em menos de 30 minutos.


A seção principal da ponte tem quase oito quilômetros e liga a costa oeste da Suécia à ilha artificial de Peberholm. 

Quando chega a Peberholm, a ponte se estende por quatro quilômetros sobre a ilha para entrar em um túnel de um nível que tem aproximadamente essa mesma extensão. Esse túnel desemboca em Amager, na costa leste da Dinamarca. Quando se viaja da Suécia, a impressão é a de que a ponte simplesmente desaparece no mar.


A construção começou em 1995. O último ponto foi construído em 14 de agosto de 1999. O Príncipe herdeiro Frederico da Dinamarca e a Princesa herdeira Vitória da Suécia, se encontraram no ponto exato do meio da ponte para comemorar a sua conclusão. A inauguração oficial foi em 1 de junho de 2000, com a rainha Margarida II da Dinamarca e com o rei Carlos XVI Gustavo da Suécia. 

A ponte foi aberta para o tráfego mais tarde nesse dia. Antes da inauguração, 79871 corredores competiram na maratona de Amager (na Dinamarca) para Skåne (na Suécia) em 12 de junho de 2000. A ponte foi concluída três meses antes da data prevista.



Inicialmente, o uso da ponte não era tão grande como esperado, que era geralmente atribuído aos custos da travessia. No entanto, em 2005 e 2006, houve um rápido aumento do volume de tráfego sobre a ponte. Este fenômeno pode ser devido a migração pendular entre Copenhague e Malmö, já que os custos de moradia no lado sueco eram mais baratos. 

A tarifa do pedágio (portagem) na época era de 260 coroas dinamarquesas, que equivaliam a 325 coroas suecas ou a 36 euros (no entanto, descontos de até 75% estão disponíveis para os utilizadores regulares). Em 2007, quase 25 milhões de pessoas viajaram ao longo da ponte, totalizando a soma de 15,2 milhões de euros pagos nos pontos de pedágios por carros e ônibus e 9,6 milhões de euros em passagens de trem.




www.expedia.com.br
pt.wikipedia.org
National Geographic